Há muitos anos que Sporting está transformado numa má escola de gestão económico-desportiva e esta época, que ainda pouco mais vai a mais de meio, comprova isso mesmo.
Os "mercenários" Luís Duque e Carlos Freitas ainda não aprenderam que uma equipa não se constroi com a contratação, ainda por cima a conta gotas, de 19 jogadores de várias origens, cuja valia é impossível conhecer a fundo, e nos quais nem se incluiu qualquer jogador português, esses sim com tempo para serem estudados e conhecidos?. Assim, como se pode fomentar um "balneário" forte, se até faltam as referências na equipa e no clube?
Agora não haverá apenas uma "maçã podre" no plantel, mas sim vinte e tal "maçãs podres".
Não fui daqueles adeptos, porque me recuso a voltar a ser sócio enquanto este desnorte persistir, que acreditaram que o Sporting seria campeão esta época, porque o Benfica e o Porto, alem de outros valores dos seus orçamentos, até mantiveram uma estrutura base da sua equipa, ao contrário do Sporting que praticamente joga agora com 2/3 jogadores da equipa do ano passado.
O Marítimo e o Braga, cujos orçamentos são bastante inferiores ao do Sporting, estão à frente na classificação. Por que será? Embora tenham ambos perdido jogadores "pedras-chave", mantiveram uma estrutura base da equipa do ano passado, mas essa não é a única justificação. Para mim, o Sporting CP sofre, há muito, dum vírus que tudo destrói. Mais uma vez , não temos nem equipa, nem jogadores, mas muitos pontos perdidos para quatro equipas que estão à nossa frente.
No que diz respeito à escolha dos treinadores, os erros são semelhantes aos cometidos nas contratações de jogadores, pelo que todos os treinadores falham no SCP e muitos deles estão apenas alguns meses, com gravosas indemnizações.
José Mourinho, André Villas-Boas, que estiveram com um pé no Sporting, falhariam também no Sporting, como falhou o Domingos Paciência e muitos outros.
Com tantas "cabeças de génio nos negócios" por exemplo, por que falham como dirigentes do Sporting? E os adeptos e os sócios ainda não se aperceberam destes sucessivos erros e perderam a paciência para exigir às respectivas direcções que por lá passaram vitórias imediatas e a qualquer preço, em vez de exigirem que redefinam a estratégia e se for possível fazer uma travessia do deserto que se faça, mas não repitam os mesmo erros época após época, porque só leva ao descrédito, ao esbanjamento de dinheiro e à perda de sportinguistas. Só os burros não aprendem com os erros
Custa a entender isso ou o Sporting caminhará para uma situação semelhante à do Clube de Futebol "Os Belenenses".
Desportista atento a tudo o que se passa no desporto e que, por este meio, pretende intervir, sugerir, denunciar e sensibilizar todos os agentes desportivos, sejam eles Dirigentes, Clubes, Treinadores, Atletas e Jogadores, Adeptos, Imprensa e todas as Autoridades ligadas de forma directa ou indirecta ao fenómeno sócio-desportivo. A importância do desporto, em geral e do futebol em particular, nas sociedades modernas exige de todos os "agentes" atitudes em conformidade com essa importância.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Não entendo muito de futebol, mas, no desporto, como na política e nos negócios, maus gestores geram más práticas, consequentemente maus negócios. Parece-me que é isso que está a acontecer no Sporting.
ResponderEliminarO título deste artigo está excepcional, pela originalidade... ADOREI